Aprendizagem Auto-regulada pelo Estudante – Perspectivas Psicológicas e Educacionais

aprend autoreg estudante

 

 

Este livro tem por tema central a aprendizagem regulada pelo próprio estudante. Esta aprendizagem envolve a interacção dos conhecimentos, competências e motivações do próprio com as exigências colocadas pelo meio e conduz à organização, ao planeamento, ao controlo e à avaliação dos processos adoptados e dos resultados atingidos na realização das tarefas escolares.

A investigação tem demonstrado que os estudantes que fazem apelo aos processos de auto-regulação são mais activos durante a aprendizagem, exercem um maior controlo sobre os processos cognitivos e motivacionais, conducentes à aquisição, organização e transformação da informação e conseguem mais facilmente conferir um significado pessoal aos conteúdos e ao acto de aprender.

Esta obra tem como objectivos principais: (a) apresentar alguns dos modelos teóricos e resultados da investigação sobre a auto-regulação na aprendizagem; (b) contribuir para o estreitamento entre as diversas abordagens que este tema tem suscitado; (c) mostrar as implicações psicológicas e educacionais que os estudos neste domínio comportam para a concepção de uma aprendizagem mais construtiva e participativa e para uma prática educativa mais eficaz e esclarecida; e (d) motivar alguns dos leitores para a realização de futuras investigações, que ajudem a clarificar, teórica e empiricamente, muitas das questões que ainda continuam sem resposta cabal.

Este livro destina-se a psicólogos, professores, educadores e estudantes, e a todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem em contexto educativo.

Uma resposta to “”

  1. […] Aprendizagem Auto-regulada pelo Estudante – Perspectivas Psicológicas e Educacionais Adelina Lopes da Silva, Isabel Sá Pereira, António Manuel Duarte, Ana Margarida Veiga Simão. […]

Deixe um comentário