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 Programa de Estudos da Aprendizagem Auto-regulada (2004-2014)

O conceito de auto-regulação tem-se revelado, ao longo do tempo, um construto de difícil definição teórica e de insuficiente operacionalização empírica. Os investigadores consideram que a aprendizagem auto-regulada apela para um conjunto de dimensões metacognitivas, motivacionais, volitivas e comportamentais em interacção constante com o contexto educativo que actuam directamente no acto de aprender, determinando o grau em que é exercida a aplicação dos processos de aprendizagem antes, durante e após a aquisição e consolidação dos conhecimentos e das competências escolares.

Esta orientação tem conduzido, igualmente, a numerosas investigações que procuram, por um lado, avaliar as relações entre práticas educativas, sustentadas por pais ou professores e a criação de oportunidades para o desenvolvimento das competências de auto-regulação dos estudantes e, por outro, validar os resultados das intervenções em contexto educativo que visam a aquisição de bons hábitos escolares.

Foi neste enquadramento que criámos o Programa de Estudos da Aprendizagem Auto-regulada (PEAAR) coordenado em colaboração por Ana Margarida Veiga Simão e por Adelina Lopes da Silva e integrado no Centro de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Finalidades

a)  Criar desafios à cooperação de investigadores de diversas orientações teóricas e de diferentes campos da Psicologia e da Educação.

b) Dar visibilidade ao desenvolvimento de trabalhos de investigação nesta área.

c)   Criar uma rede de investigação que viabilize a integração dos alunos da formação pós-graduada.

Self-regulated Learning Study Program (2004-2008)

The self-regulation concept has revealed itself throughout time as construct which is difficult to define theoretically and is insufficiently empirically operationalized. Researcher consider that self-regulated learning calls for a group of metacognitive, motivational, volitive and behavioral dimensions which are in constant interaction with the educational context and which act directly during learning. These dimensions determine the degree with which the learning processes are applied before, during and after the acquisition and consolidation of knowledge and scholastic competencies.

This orientation has inspired numerous studies which try to evaluate the relation between educational practices delivered and supported by parents and by teachers, as well as the creation of opportunities to develop self-regulation competencies in students. These studies’ aims are also to validate the results of interventions in educational contexts which promote good study habits.

It is in this context that we created the Self-regulated Learning Study Program (PEAAR) which is coordinated by Ana Margarida Veiga Simão and by Adelina Lopes da Silva. This program is integrated in the  Research Center in Psychology of the Faculty of Psychology of the Lisbon University.

Objectives

a) Create new challenges for research cooperation in the different theoretical orientations and diverse areas of Psychology and Education.

b) Display the research developed in this area.

c) Create a research net which allows for student integration in post-graduate training.

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