Linhas de investigação  / Trabalhos de investigação / Projectos de investigação

Nas últimas décadas, temos assistido a um aumento apreciável de investigações, cujo tema central é a compreensão dos processos psicológicos, internos e transaccionais, que tornam possível ao indivíduo dirigir o seu próprio comportamento em função de metas e aspirações pessoais e exercer alguma espécie de controlo sobre os seus sentimentos, pensamentos, comportamentos e meio, de forma a manter essas acções até à concretização do alvo desejado (Bandura, 1986).

Os investigadores têm escolhido a aprendizagem em contexto escolar como um dos principais campos de aplicação da auto-regulação, porque se considera cada vez mais que os estudantes devem ser ensinados a compreender e utilizar os recursos pessoais que lhes permitem reflectir sobre as suas acções, exercer um maior controlo sobre os seus próprios processos de aprendizagem e reforçar as suas competências para aprender, e que os professores, por sua vez, devem saber estimular nos seus alunos uma utilização mais competente, eficaz e motivada dos processos de aprendizagem e dos meios tecnológicos e culturais a que podem ter acesso.

Objectivos

1.   Clarificar, teórica e empiricamente, as fases e os processos da auto-regulação na aprendizagem de forma a podermos fundamentar e refinar o modelo teórico proposto.

2.   Examinar diferenças individuais ou culturais no exercício da auto-regulação.

3. Compreender a relação entre práticas educativas e o desenvolvimento de competências de auto-regulação da aprendizagem.

4.   Construir e validar instrumentos de avaliação necessários ao estudo empírico das variáveis a analisar.

5.   Melhorar a metodologia de investigação neste domínio.

6.  Desenvolver programas de intervenção para melhorar as estratégias de auto-regulação.

Research areas Completed Research Projects / Current Reasearch Projects

In the last decades, we have witnessed an imperative increase of research projects with central themes such as internal and transactional psychological process understanding, which allow individuals to conduct their own behavior in order to achieve objectives and personal desires and to control their feelings, thoughts, behavior and context so as to maintain those actions until they accomplish their goals (Bandura, 1986).

Researchers have chosen learning in the school setting as one of the principal fields for self-regulation applicability because it is increasingly considered that students should be taught to understand and use their personal resources, which allow them to contemplate their actions, control their learning processes more effectively and reinforce their competencies to learn, and that teachers should know how to stimulate in their students the competent, effective and motivated use of learning processes and of technological and cultural means to which they have access to.

Aims

1. To theoretical and empirically clarify the self-regulated learning phases and processes in order to justify and refine the proposed theoretical model;

 2. To examine individual or cultural differences in the use of self-regulation;

 3. To understand the relation between educational practices and self-regulated learning skill development;

 4. To construct and validate evaluation instruments necessary for the empirical study of the variables that are to be analyzed;

5. To improve the research methodology in this area;

6. To develop intervention programs to improve the self-regulation strategies.

 

Deixe um comentário